Comitê de Infraestrutura debate avanços na conectividade

O Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) recebeu, em sua reunião semanal, nesta terça-feira (26/07), Marcelo Ikegami Motta, Diretor de Cibersegurança, Soluções e Privacidade (CSPO) na Huawei Brasil e América Latina, que trouxe à pauta a conectividade e novos modelos de negócios digitalizados.

O presidente do Pró-Paraná, Marcos Domakoski, e o presidente do IEP, Nelson Luiz Gomez, abriram a reunião, agradecendo a participação de todos. Motta iniciou sua exposição comentando a rápida mudança rumo ao mundo da conexão inteligente com o 5G e à automação de robôs.

Ele destacou a importância do olhar para o futuro digital, buscando o crescimento com novos modelos de negócios e, uma vez que tudo está sendo digitalizado, deve-se trazer isso para a área de infraestrutura. O 5G acelera a digitalização da indústria, e assim expande as oportunidades de negócios.

O palestrante mencionou que as operadoras abraçaram a economia digital que está em expansão, com o 5G alcançando um crescimento impressionante. Segundo ele, o 5G enriquece os estilos de vida digitais e aumenta a base de usuários, e a expectativa é de introduzir essa tecnologia nas indústrias (5G nas verticais).

Marcelo ressaltou que a adoção da modalidade de internet em Rio Verde, Goiás, ajudou na redução do uso de agrotóxicos, fertilizantes, sementes e água. E, na Huawei Sorocaba, representou ganhos de eficiência com um ciclo reduzido de 17 para apenas 7 horas, com um crescimento de 25% da produção.

Motta citou a nova era das cidades inteligentes, com detecção de descarga de esgoto, de intrusão, depósito de lixo, emissão do gás de veículos, fumaça e fogo. E, para amenizar os impactos ambientais, deve existir um investimento em soluções de baixo consumo.

Nas áreas rurais, a conectividade impulsiona a educação, a agricultura, as pastagens e os pequenos negócios, buscando impactar 60 milhões de pessoas no mundo.

Como conclusão, o convidado mencionou que o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a FITec são parceiros na cyber segurança e na proteção da privacidade. Destacou ainda que o primeiro passo para o avanço é a conectividade; na sequência, as aplicações na digitalização do governo e da indústria e, consequentemente, mais e mais aplicações na nuvem.

Destaques: