O presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski, participou nesta segunda-feira (28), em Brasília, da cerimônia de assinatura dos contratos de concessão dos Lotes 3 e 6 do novo pacote de concessões rodoviárias do Paraná. O evento, realizado no Palácio do Planalto, contou com a presença de autoridades dos governos federal e estadual, além de lideranças empresariais e representantes das concessionárias responsáveis pela gestão dos trechos. Na solenidade, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior destacou o apoio recebido da sociedade civil. O Movimento Pró-Paraná foi citado pelo desempenho na defesa dos interesses dos paranaenses.
Com investimento total previsto de R$ 36 bilhões, os dois lotes abrangem mais de 1.200 quilômetros de rodovias federais e estaduais que cortam importantes regiões do estado, como os Campos Gerais, Vale do Ivaí, Norte, Centro-Sul, Oeste e Sudoeste. As obras incluem duplicações, faixas adicionais, contornos viários, viadutos, ciclovias, passarelas e sistemas de segurança e monitoramento.
Estiveram presentes na solenidade o ministro dos Transportes, Renan Filho; a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann; o governador Carlos Massa Ratinho Junior; o vice-governador Darci Piana; o diretor-geral da ANTT, Guilherme Théo Sampaio; o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex; além de secretários estaduais e representantes de entidades como a DER, a Faciap, a Fetranspar, a Ocepar e a Invest Paraná.
Representando a sociedade civil organizada, o presidente do Movimento Pró-Paraná reforçou o apoio da entidade à modernização da infraestrutura rodoviária. “O desenvolvimento do Paraná depende de rodovias modernas, seguras e eficientes. O Movimento Pró-Paraná apoia iniciativas que garantam previsibilidade e qualidade na logística estadual, fundamentais para o crescimento econômico e a competitividade do nosso estado”, afirmou Domakoski.
O Lote 3 será administrado pela concessionária CCR S/A (Grupo Motiva) e abrangerá aproximadamente 570 quilômetros de rodovias. O projeto prevê R$ 16 bilhões em investimentos, com destaque para a duplicação de trechos das BRs 369, 373, 376 e PRs 170, 323, 445 e 090, além da construção de contornos estratégicos, como os de Apucarana, Califórnia e Ponta Grossa.
Já o Lote 6, sob responsabilidade do Grupo EPR, contempla 662 quilômetros de vias e receberá investimentos de R$ 20,2 bilhões. O contrato inclui a duplicação de 462 quilômetros, sobretudo na BR-277, e a inclusão de novas estruturas de apoio e segurança viária. O lote atenderá diretamente 32 municípios e reforçará a conexão entre o interior do Paraná e o Porto de Paranaguá.
Para o governador Ratinho Junior, o modelo adotado nas concessões é um marco na logística nacional. “Estamos entregando aos paranaenses um modelo justo, eficiente e transparente, que transforma o Paraná em uma central logística da América do Sul, conectando o Estado ao restante do Brasil e aos países vizinhos”, declarou.
A assinatura dos contratos marca o início de uma nova etapa nas concessões, com a chamada Data de Assunção prevista para ocorrer em até 30 dias. A partir dessa data, as concessionárias assumirão oficialmente a gestão dos trechos. As tarifas de pedágio somente poderão ser cobradas após vistoria da ANTT e autorização formal, com divulgação prévia à população.