Comitê de Infraestrutura debate a importância da bioenergia no Paraná

O Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) recebeu, em sua reunião semanal, nesta terça-feira (27/09), o engenheiro agrônomo Miguel Rubens Tranin, presidente da Associação de Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcopar).

Após as saudações de praxe do presidente do MPP, Marcos Domakoski, e do presidente do IEP, Nelson Gomez, o coordenador do comitê, Luís Roberto Bruel, fez uma breve apresentação do convidado e passou a palavra ao palestrante que colocou em pauta o setor de bioenergia do Paraná.

Tranin destacou os principais produtos representados pela Alcopar — etanol, açúcar, biodiesel e energia e falou sobre a estrutura de produção do setor no Paraná, que conta com 19 usinas/destilarias, 6 destilarias, 9 usinas termoelétricas e 2 biorefinarias.

O engenheiro ressaltou que o Paraná planta 630 mil hectares de cana de açúcar e se encontra em 5º lugar no ranking da produção nacional. Apesar dos excelentes números, as safras diminuíram em relação aos anos anteriores. Na produção de açúcar o Paraná ocupa o 3º lugar no ranking brasileiro e participa de 4% do volume de exportações. Tranin comentou que a produção de etanol também encolheu em 2022 e destacou o potencial a ser explorado para a produção de etanol a partir do milho, outro produto forte na agricultura paranaense. Buscando alternativas, as refinarias do Paraná, também estão começando a produzir biogás a partir da vinhaça, subproduto da destilação da cana.

O engenheiro comentou ainda que a produção de biodiesel foi uma das poucas que subiu no decorrer dos anos no Paraná. O estado está na 3ª posição do ranking nacional, respondendo por 18% da produção. O presidente da Alcopar também teceu comentários sobre a infraestrutura logística estratégica do setor no estado do Paraná, destacando a importância de projetos como o Paraná Exportações Portuárias (PASA), o terminal público de álcool no Porto de Paranaguá e a exportadora CPA Trading S/A.

Destaques: