Comitê de Infraestrutura recebe diretor-presidente do Invest Paraná

O Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) recebeu, nesta terça-feira (22/8), o diretor-presidente do Invest Paraná, Eduardo Bekin, para comentar sobre os desafios da atração de investimentos e promoção do desenvolvimento socioeconômico do estado.

O encontro foi aberto pelo presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski, que saudou os presentes e destacou a parceria da entidade com o governo do estado, relembrando a participação do Pró-Paraná no leilão do primeiro lote de concessão rodoviária, a ser realizado no próximo dia 25.

Após breve apresentação do convidado realizada pelo coordenador do Comitê, Luís Roberto Bruel, Bekin deu início à sua fala explicando o processo de criação e desenvolvimento da Invest Paraná, instrumento que atua como ponte entre o governo e a iniciativa privada e que visa o apoio a empresas locais e novos investimentos.
O diretor-presidente comentou então sobre construção de marca e o senso de pertencimento. Bekin defende que uma marca consolidada serve para projetar o presente e o futuro de um estado, destacando que esta deve representar o estado e permanecer consolidada independente dos governantes.

O palestrante destacou então que o Paraná, assim como o Brasil, acabou perdendo a marca que foi estabelecida na década de 60 e 70. Afirmando que o país antes era reconhecido mundialmente por personalidades, como o Pelé, e pela hospitalidade e simpatia, mas esta marca acabou se perdendo conforme os anos. Bekin ressaltou então que é possível recriar a “Marca Paraná”, dando segurança aos possíveis investidores e aos cidadãos paranaenses.

Por fim, o palestrante afirmou que a partir de uma formação de identidade regional, é possível que os paranaenses sintam pertencimento àquele ambiente, criando um vínculo entre pessoas e lugares, além da valorização da experiência local e a criação de uma reputação externa por meio da promoção do estado como destino de investimentos.

Ao final do encontro, o espaço foi aberto para contribuições e questionamentos dos demais participantes.

Destaques: