Comitê de Infraestrutura recebe representantes do Tecpar

O Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) recebeu, nesta terça-feira (19/9), diretores do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Durante a abertura do evento, o presidente do Pró-Paraná, Marcos Domakoski, saudou os presentes e deu uma breve introdução sobre o intuito do comitê e do MPP para o desenvolvimento do Paraná. O IEP foi representado pelo vice-presidente, Rodrigo Pasqual, que ressaltou a importância do encontro semanal do comitê para o andamento célere das bandeiras do MPP e IEP.

O diretor-presidente do Tecpar, Celso Romero Kloss, deu início à sua fala destacando a importância das entidades formadoras do comitê e deu um breve histórico de sua trajetória até o Tecpar. O diretor-presidente passou um panorama dos projetos que estão sendo realizados no Instituto, dando destaque à indústria da saúde. Nesta, elencou a implementação do sistema de gestão de dados e atividades de manutenção, calibração e qualificação de equipamentos médicos, além do desenvolvimento de vacinas antirrábicas para cães e gatos a serem exportadas nacionalmente.

Em seguida, a diretora de Tecnologia e Informação, Simone Campos, apresentou os projetos direcionados à área de inovação e destacou o debate sobre o uso de canabinóides e como o Tecpar está trabalhando no estudo de parâmetros de qualidade deste óleo para aplicação na saúde. Campos apontou também a pesquisa acerca da qualidade dos produtos usados na merenda escolar, defendendo que é preciso estabelecer uma média maior de aprovação, focando não apenas no preço dos produtos mas também na sua origem.

Kloss retomou a fala comentando sobre a parceria do Tecpar com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e que, a partir desta, está sendo desenvolvido um portfólio de produtos estratégicos para a saúde pública voltados para o diagnóstico de agravos sanitários relacionados a doenças. 

Por fim, o diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais, Lindolfo Luiz Silva Junior, completou a palestra abordando as propostas que estão em processo de negociação no Instituto. Silva apontou a necessidade de trabalhar em conjunto com a sociedade e como o Tecpar está em sincronia com as demandas dos paranaenses, dando como exemplo a instalação da primeira Agência de Inovação do Paraná, localizada em Morretes.

Ao final do encontro, o espaço foi aberto para contribuições e questionamentos dos demais participantes.

Destaques: