Comitê de Infraestrutura se reúne para acompanhamento de pautas internas

Os membros do Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná (MPP) e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) se reuniram nesta terça-feira (20/2) para apresentar o andamento das pautas em que o grupo está trabalhando e acompanhar seu processo.

O encontro foi aberto pelo vice-presidente do MPP Mário Pereira que saudou os presentes e comentou sobre a reunião do Grupo de Trabalho de Energia, segmentação do Comitê de Infraestrutura, realizada no dia 19 de fevereiro, ressaltando a importância de tais encontros com membros de entidades como a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).

Ainda sobre a reunião do GT de Energia, o coordenador Ademar Cury da Silva destacou que é necessário estar em contato com o Governo do Estado do Paraná e as Comissões Parlamentares para que os estudos e sugestões formuladas pelo grupo estejam em sincronia com os planos do governo.
Cury apresentou então um documento com o panorama futuro do setor energético brasileiro e afirmou que 48% da matriz energética do Brasil é de produções limpas e renováveis, algo que o país se destaca entre os demais. Contudo, o coordenador do GT ressalta que é preciso desenvolver e focar em novas formas de energia, mas estas não podem substituir ou ter a atenção desviada, visto que está fragilizada e desbalanceada no Brasil.

Foram apresentados então os valores dos subsídios da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) dos anos de 2018 a 2024 e as emendas incluídas no Projeto de Lei (PL) nº 5.932/23, que trata das eólicas offshore, destacando o armazenamento de carbono e as usinas termelétricas (UTE’s) a gás.

O espaço foi aberto para os demais membros do comitê apresentarem temas que podem entrar na agenda de debates para os próximos encontros.

Destaques: