Domakoski recebe autoridade da Polônia ao lado do governador do Paraná

A convite do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, o presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski, esteve no Palácio Iguaçu na manhã desta sexta-feira (15/12) para receber Jakub Cheltowski, governador da Silésia, a província mais industrializada da Polônia.

O Paraná mantém com a Silésia um Termo de Cooperação Técnica para promover a troca de experiências econômicas, científicas, turísticas e culturais entre as duas regiões conectadas pelos laços da migração. Estiveram também presentes os secretários de estado Guto Silva (Casa Civil), Luciana Casagrande Pereira (Cultura) e Marcelo Rangel (Inovação).

Ao apresentar Domakoski, o governador paranaense exaltou o papel do MPP para o desenvolvimento do estado. “O Pró-Paraná congrega entidades do setor produtivo e tem sido um grande parceiro no planejamento e na execução de obras importantes para o nosso crescimento”, disse.

Domakoski, que descende de poloneses, destacou, por sua vez, o papel da imigração na conformação do estado. “O cultivo de soja, principal produto do agronegócio brasileiro, começou com os poloneses. Nossa arquitetura tem a marca do ex-governador Jaime Lerner, também descendente de poloneses. No campo cultural e gastronômico são também imensas as contribuições, destacando-se o poeta Paulo Leminski e a família Morozowski, de origem ucraniano-polonesa”, citou.

Potencial

A Província da Silésia tem como capital Katowice, cidade com a maior densidade populacional, com aproximadamente 5 milhões de habitantes, e o quarto maior PIB per capita. Além da intensa industrialização e do destaque na produção europeia de carvão e ferro, é a região mais urbanizada e com maior potencial econômico da Polônia. Abriga 11 universidades públicas, incluindo a Universidade da Silésia em Katowice, o maior centro educacional do país.

Em maio, uma delegação de empreendedores do Paraná deve visitar a Silésia em busca de parcerias comerciais, tecnológicas e culturais.

Destaques: