Em reunião híbrida, Comitê de Infraestrutura debate sobre operações da Ferroeste

O Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), recebeu nesta terça-feira (26/9) o engenheiro e diretor-presidente da Estrada de Ferro Paraná Oeste S/A (Ferroeste), André Luiz Gonçalves. Nesta semana, a reunião foi realizada no formato híbrido, presencial e online, e sediada pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar).

Durante a saudação inicial, o presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, afirmou ser uma honra receber o Comitê e fazer parte do Pró-Paraná. Ricken ressaltou também que o Comitê foi decisivo para o atual modelo de infraestrutura do estado, parabenizando os membros do grupo e reafirmando sua importância.

Ainda na abertura da reunião, o presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski, saudou os presentes e destacou a participação ativa das entidades que compõem o Comitê. Domakoski relembrou então que o Pró-Paraná estará presente no leilão do 2º lote da concessão dos pedágios, a ser realizada no dia 29 de setembro. O presidente do IEP, José Carlos Dias Lopes da Conceição, saudou os convidados e ressaltou a importância do debate acerca dos assuntos em pauta.

Após breve apresentação dos convidados realizada pelo coordenador do Comitê, Luís Roberto Bruel, Gonçalves deu início à sua fala explicando sua trajetória até a Ferroeste e deu destaque aos recentes feitos do Pró-Paraná em conjunto aos representantes do governo em prol do estado, afirmando que agora é a vez das ferrovias. 

O engenheiro apresentou então o planejamento estratégico da Ferroeste do período de 2019 a 2022, este contou com 20 ações e, ao final, resultou em 90% de ações realizadas e 10% em andamento. Ao apresentar as ações, Gonçalves destacou o redesenho dos trens agrários, que contou com reajuste tarifário de 22,5%, e a renegociação do valor do diesel, na qual conquistaram 12% e redução no custo direto e resultou em uma economia anual de cerca de R$ 200 mil.

O diretor-presidente comentou então que foi implementado o Código de Conduta e Integridade Ética da Ferroeste, a fim de melhorar o fluxo de trabalho e o ambiente de convívio dentro e fora da empresa. Além disso, foi realizada a reforma de locomotivas e vagões, padronizando as cores das locomotivas e reduzindo vazamentos e avarias em vagões. 

Gonçalves falou sobre eficiência energética e a parceria feita com a Companhia Paranaense de Energia (Copel). Nesta, foram investidos mais de R$ 700 mil no Programa de Eficiência Energética (PEE), o que gerou uma economia de mais de R$ 100 mil ao ano. O programa contou com a troca de iluminação e motores da moega em Cascavel e na instalação de uma usina fotovoltaica com capacidade de geração de mais de 131 quilowatt-pico (kWp).

Por fim, o diretor-presidente apresentou o planejamento estratégico de 2023 a 2026, este conta com 8 pilares de ação. Dentre eles, Gonçalves destacou o Plano de Demissão Voluntária (PDV), o reajuste do rateio de despesas do terminal de Cascavel e as novas regras do novo terminal rodoviário em Cascavel.

Ao final do encontro, o espaço foi aberto para contribuições e questionamentos dos demais participantes.

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