Em reunião semanal, Comitê de Infraestrutura recebe diretor-presidente da Via Araucária

O Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) recebeu, nesta terça-feira (12/3), Sérgio Santillan, diretor-presidente da Via Araucária, concessionária responsável pela operação, manutenção e modernização do Lote 1 das rodovias do Paraná.

A abertura do evento ficou a cargo do presidente do Pró-Paraná, Marcos Domakoski, que saudou os presentes e destacou a importância do debate sobre o tema em pauta.

Após breve apresentação do convidado pelo coordenador do Comitê, Luís Roberto Bruel, Santillan destacou a experiência do Grupo Pátria, que controla a concessionária de pedágio Via Araucária, em investimentos de infraestrutura. O diretor-presidente comentou sobre a redução nas tarifas, ressaltando que haverá descontos de até 40% para usuários únicos e de 80% para usuários frequentes.

Santillan traçou também um panorama do cumprimento das obrigações contratuais nos primeiros seis meses do acordo. Neste primeiro semestre, o grupo tem por foco: os aspectos burocráticos, como autorizações e estudos ambientais para as obras necessárias; a ativação das praças de pedágio; e a contratação de colaboradores.

Em relação ao plano de investimento, o diretor-presidente destaca que serão feitas intervenções em toda a extensão viária sob concessão, sendo que 75% das obras serão realizadas nos sete primeiros anos do contrato.

Na etapa final, o encontro contou com manifestações de alguns dos participantes, dentre os quais os ex-governadores Mário Pereira e Orlando Pessutti, ambos vice-presidentes do MPP, e também do Coronel Malucelli, da Fetranspar.

Destaques: