MPP CELEBRA CONQUISTA DO PARANÁ COMO QUARTA MAIOR ECONOMIA DO BRASIL

Ao alcançar um Produto Interno Bruto (PIB) de R$487,93 bilhões em 2020, o Paraná passou a ser a quarta maior economia do País. Os dados foram divulgados na quarta-feira (16/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o crescimento da economia paranaense em 2021 e 2022, a expectativa é de conservação desse status ao longo dos próximos anos. Segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o PIB do estado está em expansão, tendo avançado 2,94% do primeiro para o segundo trimestre deste ano.

Na avaliação do Movimento Pró-Paraná (MPP), o desempenho evidencia a relevante contribuição que o estado dá à economia nacional, respondendo por 6,412% do PIB nacional. “Ao consolidar a posição de quarta maior economia estadual da federação, o Paraná demonstra contribuição ao país e vitalidade de seu povo, beneficiada por uma natureza favorável e uma governança qualificada”, frisa o presidente do MPP, Marcos Domakoski. O salto, avalia, representa não apenas a recuperação do período desafiador da pandemia da Covid-29, mas uma retomada em patamares mais altos. “É, como disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior realmente um ´feito histórico´, principalmente quando se lembra que o Paraná compõe 2,3% do território brasileiro. A produtividade alcançada é reflexo da crescente capacidade de organização social e econômica do empresariado e das entidades civis, da boa governança e da dedicação da laboriosa gente do Paraná”, completa.

EM FRENTE

Ao detalhar os dados da amostragem divulgada pelo IBGE e sequenciados pelo Ipardes, o presidente do Movimento Pró-Paraná revelou que a meta da quarta economia tem sido perseguida pelos paranaenses há anos. A manutenção e o avanço desse patamar dependem em grande medida dos esforços paranaenses. Para contribuir com esse objetivo, o Movimento Pró-Paraná, em conjunto com sua rede de entidades parceiras, de segmentos representativos do estado, organizou propostas para o plano de gestão do quadriênio 2023/27. O documento foi entregue antes das recentes eleições aos candidatos a governador, inclusive a Ratinho Júnior, reeleito em outubro.

As propostas abrangem as áreas de desenvolvimento econômico sustentável (infraestrutura em geral), inclusão social e educação, segurança e saúde, organização administrativa etc. Esse material também foi encaminhado aos membros da Bancada Federal eleita em outubro, tendo em vista o propósito de assegurar presença federativa do Paraná, correspondente à sua participação na construção da riqueza nacional.

Destaques: