MPP registra com orgulho feito pioneiro de médico paranaense

Comandados pelo médico paranaense Leonardo Riella, cirurgiões do Massachusetts General Hospital (MGH), nos Estados Unidos, conseguiram pela primeira vez transplantar com sucesso um rim de porco geneticamente modificado em um paciente vivo. O transplante ocorreu no dia 16 de março. O Movimento Pró-Paraná (MPP) saúda os responsáveis pelo feito e, com grande satisfação, cumprimenta o médico paranaense e seus colegas. “Também aproveitamos o ensejo para reafirmar nosso orgulho pela qualidade do ensino superior da nossa UFPR e nossa confiança na educação de modo geral como fator de desenvolvimento em todos os campos da vida”, destaca Marcos Domakoski, presidente do MPP.

A cirurgia, que teve duração aproximada de três horas, foi executada a aprovação do FDA, órgão regulador americano. O avanço consolida décadas de pesquisa sobre a adaptação do sistema imunológico humano a órgãos suínos, geneticamente muito semelhantes aos humanos. O sucesso do procedimento abre caminho para um futuro sem escassez de órgãos para transplantes e, portanto, com mais chances de salvar vidas.

Leonardo Riella, que tem se destacado por conquistas no cenário médico mundial, começou sua trajetória graduando-se na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Depois, de 2004 a 2011, fez residência em medicina interna e nefrologia no Brigham and Women’s Hospital e no MGH.

Sua pesquisa no campo da imunologia de transplantes foi tema da tese de doutorado, obtido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A excelência na medicina é traço de família. Leonardo Riella é filho do médico Miguel Riella, fundador da Pró-Renal. Atualmente, o jovem médico ocupa a posição de professor associado e diretor de transplante de rim no MGH, vinculado a Harvard. Na prestigiada universidade, Leonardo Riella é também o titular da cadeira acadêmica em transplante e atua como investigador sênior, contribuindo com sua expertise em várias frentes de pesquisa.

Destaques: