Orlando Pessuti é homenageado pela Câmara Municipal de Curitiba como o título de cidadão honorário

Em sessão realizada no Palácio Rio Branco na noite de terça-feira (7/3), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) homenageou o ex-governador do Paraná, Orlando Pessuti, 2º vice-presidente do Movimento Pró-Paraná (MPP) com o título de Cidadão Honorário.

Conduzindo a solenidade, o vereador Tito Zeglin conclamou os vereadores Rodrigo Reis, Mauro Bobato, Herivelto Oliveira, Marcio Barros, Marcio Celso Cunha, César Seleme e Bruno Pessuti, filho do homenageado, a conduzi-lo à mesa, integrada também pelo presidente do MPP, Marcos Domakoski, por seu 1º vice-presidente, Mário Pereira, pelo ex-vereador Paulo Salamuni e por Rogério Carboni, secretário de estado da Família.

Na plateia, o MPP foi também representado por Domingos Murta Ramalho, que integra o corpo de fundadores do movimento; por Luís Roberto Bruel, coordenador do Comitê de Infraestrutura do Pró-Paraná e do Instituto Paranaense de Engenharia (IEP); Odone Martins, do Corpo de Eleitos do Conselho Deliberativo; e Coronel Manoel dos Santos Neto, da Fretranspar.

Orlando Pessuti nasceu em 1953, na cidade de Califórnia, no Norte do Paraná. A honraria, destina-se justamente a figuras de relevo não nascidas na capital paranaense. Sua instituição foi aprovada pelo Legislativo em 2004, por proposição do ex-vereador Paulo Salamuni, que proferiu o discurso de homenagem a Pessuti. “A cidadania honorária é um dos maiores reconhecimento que alguém pode receber. Não é Vossa Excelência, é a cidade que está sendo homenageada por sua aceitação em ser um de seus filhos. Em nome do povo de Curitiba e do Paraná, parabéns Orlando Pessuti, por sua trajetória”, declarou Salamuni.

Emocionado após a entrega do título e a exibição de um vídeo sobre sua vida pública, destacando o fato de ser um líder admirado, Pessuti proferiu seu discurso, ressaltando passagens de sua trajetória. “Não teria sido um deputado atuante e presente se não tivesse a certeza e a segurança de que meus filhos Moisés, Bruno e Felipe estariam sob os cuidados da Regina e dos meus sogros. Regina nunca se afastou do compromisso e da lealdade de ser minha mulher. Por isso, na pessoa dela, e das minhas irmãs homenageio todas as mulheres”, afirmou. Ele também agradeceu pelo título e falou das transformações que viu ocorrer em Curitiba. “Com mandato ou não, vocês podem contar sempre com o Pessutão”, anunciou, sob aplausos.

Desde sua criação, o título tem se destinado a agraciar personalidades com reputação ilibada e conduta pessoal e profissional irrepreensíveis que tenham contribuído para o desenvolvimento do Município de Curitiba na prática de fatos concretos em benefício da comunidade. A homenagem a Pessuti é uma iniciativa do mandato de Mauro Bobato,

Embora graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pessuti tem uma longa trajetória política. Foi deputado estadual por cinco mandatos consecutivos, tendo vencido a primeira eleição em 1982. De 2003 a 2010, foi vice-governador do Paraná, na gestão Roberto Requião; assumindo o governo em abril de 2010, quando o então governador renunciou ao cargo para disputar a eleição para o Senado.

Pai do vereador Bruno Pessuti, o homenageado também atuou como secretário de Estado de Agricultura, cargo que ocupou entre 2003 e 2006, paralelamente à vice-governadoria do PR. Ele também foi diretor-presidente do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e atualmente é presidente licenciado da filial paranaense da Fundação Ulysses Guimarães.

Confira a íntegra da solenidade no YouTube.

Com informações da Câmara Municipal de Curitiba.

Destaques: