Presidente do Pró-Paraná participa de reunião com Governo do estado, bancada federal paranaense e BRDE sobre criação do Fundo Sul

O presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski, esteve presente nesta segunda-feira (6/3) em reunião conjunta entre o Governo do Estado do Paraná e o Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O encontro teve como objetivo debater a criação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) a fim de criar um fundo de investimentos para infraestrutura destinado às regiões Sul e Sudeste.

Também estiveram presentes na reunião o governador do Estado em exercício, Darci Piana; a secretária de Estado da Mulher e da Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte; os deputados federais Sergio Souza, Geraldo Mendes, Zeca Dirceu, Deltan Dallagnol, Rodrigo Estacho e Tadeu Veneri; o diretor-presidente do BRDE, Wilson Lipski; o presidente da Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Fernando Moraes; e o diretor-superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR), Vitor Roberto Tioqueta.

Sobre o Fundo Sul

As bancadas federais dos estados do Sul e do Sudeste trabalham para a aprovação de uma emenda constitucional que resultará na criação de dois fundos para aplicação em programas de financiamento voltados para mitigar a desigualdade nos sete estados das duas regiões – Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Baseado em modelos semelhantes já em funcionamento nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, o pleito dos deputados federais e senadores é que os fundos sejam formados por uma redistribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), previsto no artigo 159 da Constituição Federal. Na redistribuição, os fundos para o Sul e o Sudoeste ficarão com 1% do FPM. No caso do Sul, o montante para investimentos em projetos de infraestrutura será de R$ 3,5 bilhões a serem compartilhados entre os três estados e aplicados prioritariamente em áreas com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Destaques: