Na reunião semanal do Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), realizada nesta terça-feira (8/3), foram apresentados os principais projetos da Superintendência Geral de Energia do Estado do Paraná (SUPEN).
O responsável pela exposição foi o superintendente-geral de gestão energética da SUPEN, Cássio Santana da Silva. O encontro contou também com a participação dos demais membros da equipe, sendo eles Sandro Vieira, coordenador de energia elétrica; Thiago Olinda, coordenador de gás, biocombustíveis e hidrogênio; e Zeno Nadal, coordenador de inovação e infraestrutura.
Marcos Domakoski, presidente do Pró-Paraná, e José Carlos Conceição, presidente do IEP, realizaram a saudação inicial da reunião, agradecendo a presença de todos e cumprimentando os participantes. Na sequência, o convidado Cássio Santana foi apresentado por Luís Roberto Bruel, coordenador do Comitê.
No início de sua exposição, o superintendente-geral apresentou os projetos recentes conduzidos por ele no setor produtivo do Paraná, com maior enfoque na privatização e renovação da concessão da Compagás e na privatização da Copel.
Seguindo, Santana apontou como grande objetivo da SUPEN o desenvolvimento de um plano energético e sustentável para o estado, pontuando algumas das atribuições da Superintendência, como a gestão da demanda de energia, o incentivo à inovação, a governança estratégica, entre outros.
Na sequência foram apresentados os principais projetos e planos estaduais para os próximos anos, sendo eles: Plano estadual de segurança energética; Plano estadual de biogás e biometano; Plano de descarbonização da economia paranaense; Projeto de rede de gás canalizado para municípios de baixo IDH, Projeto GD para prédios públicos do Governo do Estado, além do já concluído Plano estadual de hidrogênio.
Finalizando a exposição, o convidado trouxe, a título de exemplo, uma das ações em andamento no momento: os corredores sustentáveis, que têm como objetivos implantar rotas de abastecimento com GNV e biometano, gerando um transporte sustentável para a exportação de alimentos e para a agroindústria, além de promover a integração das principais rotas rodoviárias com o Porto de Paranaguá.